domingo, 10 de novembro de 2013

Sete passos para aproveitar ao máximo uma grande viagem


Pra fazer uma viagem longa (Europa e Estados Unidos, normalmente) é preciso ter consciência do privilégio e não medir esforços para aproveitar ao máximo a raríssima e magnífica oportunidade. É quase uma questão ética deixar a preguiça de lado e valorizar o quê a vida lhe oferece.

Passo 1: Definir onde e porquê, quais cidades e por quais motivos. O quê te traz curiosidade e disposição para gastar os tufos e quase morrer de cansaço em tão poucos dias? Valor histórico, música, esportes, cinema, pontos turísticos clássicos, religião, costumes, gastronomia, arquitetura, geografia, família, romantismo? Pense que a ajuda de um bom agente de viagem pode ser útil nessa fase (procure referências de amigos ou familiares pra definir uma agência).

Passo 2: Na primeira oportunidade após definir quais cidades que você pretende conhecer, abra um arquivo no Word (ou seu editor de texto preferido, online ou offline) e coloque as cidades e as datas da viagem.

Passo 3: Iniciar uma pesquisa detalhada (o mais detalhado possível) de todos os pontos turísticos de todas as cidades: desde programas de turismo da Multishow e Band, sites especializados, revistas, livros, vídeos no Youtube até infos de quem já viveu ou viajou na Europa/EUA. Essa fase é a mais importante pra aproveitar uma viagem.

Passo 4: Anote tudo que vê, lê e ouve nesse arquivo aberto no Word/Google Drive, pra ter condições de avaliar quais os melhores lugares para visitar (tudo não dá, né) nos poucos dias em cada cidade.

Passo 5: A partir da análise, escolher os pontos turísticos que pretende visitar. Sempre atente a possibilidade de aumentar ou diminuir o número de atrações de acordo com a mobilidade de cada cidade.

Passo 6: Com a quantidade de atrações mais-ou-menos definida, partimos para o querido e fantástico Google Maps/Street View afim de montar um roteiro entre os pontos turísticos escolhidos, os hotéis e aeroportos ou estações de trem de cada cidade. Assim, o turista evita desperdício de tempo nos deslocamentos e descobre a melhor maneira de utilizar os ônibus, metrôs, bicicletas ou barcos.

Passo 7: Testar e aprender a usar a maior dádiva que o mundo já viu: TripAdvisor no celular. Apenas mapa com GPS e dicas dos usuários de hotéis, atrações, restaurantes, etc. Tudo offline. Imprescindível para qualquer viagem. É muito importante utilizar a tecnologia pra evitar os desgastes desnecessários de quem viajava antes dos anos 2000. Se vc for rico e puder gastar com internet 3G/4G, dá pra usar o Google Maps ou outras trocentas ferramentas no smartphone.

Divirta-se!


  The Beatles - Magical Mystery Tour  

Nenhum comentário: