terça-feira, 20 de agosto de 2013

TOP 5 Estádios da Europa, 3º lugar: Santiago Bernabeu

Apenas não poderia perder a oportunidade de conhecer os templos do futebol que devotamente acompanho pela TV praticamente todos os dias. E como eu gosto da fazer listas... eis aqui o número três:

3 Estádio Santiago Bernabeu, do Real Madrid.
Dezembro/2012, Madrid, Espanha.

Eis o primeiro estádio da tour que fiz com minha esposa e até ela demonstrava certo entusiasmo diante da relevância do Real Madrid, apenas o maior clube de futebol de todos os tempos.

E lá estávamos nós saindo do metrô totalmente PERPLECTOS com a imensidão do Santiago Bernabeu. Sem pestanejar fomos direto pra bilheteria - que estava fechada. Ansiedade dá nisso, chegamos cedo demais. Então demos a volta no estádio tirando fotos e reparando em tudo e todos até o relógio apontar às 10h. Ao contrário das outras tours, no Bernabeu o início é pela parte alta do estádio e lideramos o grupo de turistas nas escadarias de uma das torres. A primeira visão do lado de dentro é lá do último anel de arquibancadas. Uma boa estratégia, essa de impressionar o turista logo na largada. Tudo sem guia, apenas com placas indicativas.



clique nas fotos para ampliar

E quando descíamos as escadarias de um anel para o outro, entrávamos numa parte do museu. Sem dúvida um exemplo de ocupação de espaços. O museu é super high-tech com muitos televisores conectados e telas touch-screen - o quê forma uma parede de imagens bem bacana -, muitos uniformes de lendas do time, as bolas de ouro de melhor jogador, e muitos muitos (muitos mesmo!) troféus. Há grande destaque para Ronaldo Fenômeno, Raul, Zidane, Di Stefano e Puskas. Vi também opções bizarras de montagens pequenas, médias e gigantes com o visitante e a imagem de qualquer jogador ou do time todo. Há um painel interessante com as chuteiras usadas pelo elenco atual. O museu é muito grande e acaba ficando sem UNIDADE e o turista perde em IMERSÃO no vai-e-volta entre museu e as impressionantes arquibancadas, mas óbvio que é a experiência no museu vale a pena demais.


Até que a tour chega nos andares mais baixos e é chegada a hora de visitar tribuna de honra, vestiários, túnel que dá acesso ao gramado e ao banco de reservas. O vestiário é bem mais simples e prático que o dos outros estádios que visitamos. E, de repente… o gramado… fiquei absolutamente fora do corpo ao pisar no gramado e sentar no banco de suplentes. Já pararam pra pensar quantas feras da maior invenção do homem (o futebol) sentaram ali no mesmo local? Na boa, quando pisei no último degrau antes do gramado e avistei aquela imensidão azul nas arquibancadas, por um segundo me senti companheiro de Cristiano Ronaldo, Casillas, Sergio Ramos e etc. Surreal. Sou besta mas sou feliz. hahaha



Já na direção da saída, mais uma demonstração de grandeza do Real Madrid: visitamos a sala de entrevistas coletivas e a loja oficial, disparadas as maiores que visitamos. Obviamente mantive a pão-durice e não comprei nada na loja, mas fiquei pensando “se o novo estádio do Palmeiras for parecido já tá beleza”.

amor em bernabeu
Para conferir o Top 5 sobre estádios europeus, clique aqui.

Nenhum comentário: