quinta-feira, 15 de março de 2012

Cicinho x Arthur depende de Juninho

A briga na lateral-direita do Palmeiras não é tão simples quanto parece. O antes titular absoluto Cicinho está perdendo espaço para o recém-contratado Arthur. Porém, se Cicinho não perdeu rendimento e Arthur não é o novo Djalma Santos, então porquê Felipão trocou o lateral-ddireito?

Arthur x Cicinho ou Cicinho x Juninho?

Na verdade, Cicinho perdeu espaço com a ascensão do surpreendente lateral-esquerdo Juninho.

Entenda: Ano passado, tínhamos um lateral-esquerdo cone (G Silva, Gerley ou Rivaldo), então a única opção, na hora do ataque, era segurar o lateral esquerdo como terceiro zagueiro e liberar o Luan como ala avançado. Assim, Cicinho tinha liberdade para ser ala avançado na direita pois o zagueiro central cobria sua posição (Daniel Alves no Barcelona é exemplo, Piquet faz a cobertura).

Hoje, com a chegada do Juninho, está invertido.

João Vitor ou Patrik (no futuro talvez Wesley), são as opções para o papel de Luan pela direita e Juninho ganha liberdade na esquerda, com Arthur ficando como terceiro zagueiro (Cicinho não tem essa vocação). Dá pra ver o desenho do esquema clicando aqui. O quê torna compreensível, portanto, Felipão usar muito o Rivaldo na lateral-esquerda, ano passado.

E, como conclusão, a briga do Cicinho não é diretamente com Arthur; ele precisa mostrar-se mais efetivo que Juninho. E também precisa torcer pro Luan voltar bem e colocar minhoca na cabeça do mestre Luiz Felipe Scolari.

Enfim, gosto de tática. E é bom entender que não é simplesmente trocar o jogador e que, hoje, temos muitas opções.

E vivas ao Felipão!

Let's Rock! >>> FIFA 12 Soundtrack

Um comentário:

Toninho Garcia disse...

Muito bom, Marcelo! Eu não tinha pensado por essa ótica. Isso reforça ainda mais meu respeito e admiração pelo trabalho do Felipão, e a convicção de que ele tem sim um bom plantel à disposição! Abraços Alviverdes!