segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Garibaldis & Sacis, o pré-carnaval de Curitiba

Curitiba parece disposta a mudar o estereótipo de cidade sem carnaval. Há anos acontece o desfile do Garibaldis & Sacis nos cinco domingos que antecedem o carnaval e, antes sem alarde e com público modesto, atualmente o pré-carnaval curitibano cresceu e costuma reunir quase 20 mil pessoas atrás do trio-elétrico.

Eu, fera, fera e Paulinho.

Ontem fui ver qualé e a atmosfera é realmente contagiante. Nos moldes dos carnavais mais antigos, há gente de todos os tipos como toda boa festa popular deve ser. E o melhor, sem samba-enredo forçado, o povo canta e dança as clássicas marchinhas num frenesi que - não resisti ao clichê - nem parece Curitiba!

Sinto que o curitibano quer se desvencilhar da superficialidade dos novos carnavais, ao estilo Rio-SP, até pq o carnaval daqui, nesses moldes, é absolutamente minguado e vergonhoso. E é perceptível a satisfação do povo ao sambar com o Garibaldis & Sacis, como se estivesse cravado no peito: há Carnaval nas Araucárias!

Serviço: A concentração para o desfile do Garibaldis & Sacis acontece a partir das 15h30 em frente ao Memorial de Curitiba, no Largo da Ordem, setor histórico de Curitiba. Em seguida o cortejo segue até a Praça Garibaldi (onde tem o Cavalo Babão), dá a volta no Relógio das Flores e desce em direção à Igreja de São Francisco. O percurso termina em frente ao Bar Brasileirinho, na altura do Conservatório de MPB.

Juju, eu e Carol dançando com o trio elétrico do Garibaldis & Sacis.
Ao fundo o Palácio Garibaldi.


Garibaldis & Sacis ao lado da Igreja de São Francisco.

Let's Rock! >>> Garibaldis & Sacis - Bandeira Branca

Nenhum comentário: