sábado, 24 de abril de 2010

As Bicicletas de Belleville

('Bicicletas de Belleville' será exibido nesta terça 27/04 no miniauditório do Campus Curitiba da UTFPR)

Indicado ao Oscar de melhor animação e melhor canção em 2004, o longa-metragem do diretor francês Sylvian Chomet é notável por sobrepor o desenho ao texto numa narrativa tensa, crítica e irônica, imersa em nostalgia e revivalismo. Fruto da parceria longeva entre Chomet e o compatriota Nicolas de Crécy, a linha expressionista de ‘As Bicicletas de Belleville’ nos apresenta aos personagens em cores determinadas pelo próprio cenário francês.

O passado nos encontra e guia nosso olhar para uma França apaixonada pelas bicicletas do Tour de France e pela vida ao ar livre, girando em cores sepiadas e tons pastéis - em referências às animações de Max Fleischer, ao cinema mudo e ao teatro de revista - para acompanhar a vida de Champion, Madame Souza e o cão Bruno numa abordagem agridoce, com silhuetas verdes e azuis, cenários decadentes em meio ao glamour, no contrasenso do ferro com a borracha que formam às bicicletas e induz o espectador à vida da época.

A comunicação por imagens traz um roteiro onde vovó Madame Souza anseia que o neto Champion, um apaixonado por bicicletas, torne-se campeão da famosa Tour de France. Até que o rapaz e outros ciclistas são sequestrados em meio a competição. É quando Madame Souza e seu fiel cão Bruno entram em ação - com ajuda de um trio de dançarinas de cabaré elegantes e decadentes - numa aventura pela França dos anos 50 à procura de Champion.

As curvas do ciclista Champion, o focinho do cão Bruno, as bochecas de Madame Souza, o comprimento das dançarinas de cabaré, a aversão ao consumismo e modernidade, a ironia - em explícita referência ao ícone da comédia francesa Jacques Tati -, a nostalgia, as técnicas de animação, as cores, o cinema mudo... com tais elementos a dupla Chomet e Crécy torna Le Triplettes de Belleville (título original) um símbolo da importância do desenho no roteiro.

(texto especialmente escrito para o Clube de Cinema da UTFPR, baseado em trechos de Juliana Perrella e Graciele de Mello. Confira programação 2010, tema animação.)


Let's Rock! >>> Kraftwerk - Tour de France

Nenhum comentário: