sábado, 13 de março de 2010

TOP 5 carros da F1

Sinto-me num momento F1-freak. Certamente fruto do terceiro ano do Go Kart, da volta do Schumacher, da bombástica dupla Alonso-Massa e, principalmente, da ansiedade pela viagem ao GP Brasil. Estou empolgado, confesso.

Cheguei ao ponto de não me satisfazer com as novas notícias. Então comecei a ler sobre a história da F1. E descobri carros fantásticos, numa época sem tanta política, tecnologia e segurança, onde os pilotos precisavam ter CU-DURO pra acelerar fundo.

Isto posto, meu nobre, pirei o cabeção e resolvi montar um TOP FIVE dos carros mais bonitos da história da Fórmula 1, onde procuro um coeficiente entre relevância histórica e beleza estética pra elencar os escolhidos.

(clique nas fotos para ampliar)

5º) Lotus 72

Essa bela pintura vermelho-ouro da Gold Leaf (um dos primeiros patrocínios da F1) e o design que Colin Chapman criou em 1970 levaram Emerson Fittipaldi à primeira vitória na Fórmula 1.

O brasileiro assumiu o cockpit após a morte de Jochen Rindt no qualify em Monza. Em sinal de luto, a Lotus não correu em Monza e no Canadá. E Chapman então convocou o novato Fittipaldi (apenas três provas com a Lotus 49) para substituir Rindt no Lotus 72 em Watkins Glen. Emerson apenas venceu a corrida.

4º) Ferrari Dino 156

É o modelo que levou Phil Hill ao título de 1961, primeiro e único campeão mundial de F1 nascido nos EUA (Mario Andretti nasceu na Itália).

O carro é inovador, principalmente pelo bico num formato nariz de tubarão (sharknose), mas também por trazer o primeiro motor traseiro de uma Ferrari e por materializar a transição dos carros "gordos" dos anos 50 para os "charutos" que caracterizaram os anos 60. E, amigo, eu tinha que colocar uma Ferrari. Há uma foto recente do carro aqui.

3º) Lotus Renault 97T

Esse carro preto com a pintura John Player Special é lindo de chorar. Não gosto muito do piloto tão à frente no carro, mas é o bólido da primeira vitória de Ayrton Senna, em 1985, no circuito de Estoril, Portugal, num puta aguaceiro (veja esse vídeo excelente). Um clássico absoluto.

O 97T sempre foi muito rápido, mas pouco confiável. Senna fez 7 poles em 1985, mas abandonou provas que liderava por problemas mecânicos. Veja aqui uma foto curiosa no glorioso final de semana em Estoril.

2º) Brabham Repco BT19

Em 1966, cinco anos após a fundação da equipe, Jack Brabham e Ron Taunarac construíram o BT19. É o mais clássico dos Brabham.

O bólido se adaptou bem à nova regra de motores 3.000c e levou o próprio Jack ao tricampeonato, consagrando-o como o único campeão com um carro construído por ele mesmo.

É o charuto mais bonito da F1. Pra alcançar 300km/h nos anos 60 era preciso CU-DURO, amigo. Acho fascinante.

1º) McLaren Honda MP4/5B

Todo mundo gosta do MP4/4, o carro do primeiro título de Ayrton Senna, quando a equipe venceu 15 das 16 corridas de 1988.

Porém, pra mim, o carro mais bonito de todos os tempos é o MP4/B5, de 1990, o ano do bicampeonato de Senna. Este era o carro que eu ficava desenhando no caderno ao invés de estudar. Horas pra detalhar o Marlbhoro do aerófolio traseiro. Absolutamente fantástico.

Let's Rock! >>> George Harrison - Faster

3 comentários:

Celso Jr. disse...

Marcelovisck, tudo belezinha?
Eu gostei do nome do carro campeão, mas se fosse mp7 pegava TV grátis! kkkkk!! Abração pra você garoto, fica com Deus!

Marcelo Urânia disse...

hahahaha! pô, ñ tinha pensado por esse lado! agora, sempre q ver os MP4 da mclaren vou pensar em mp3, mp5... hahahaa

grande abraço procê, juninho!

Michel Urânia disse...

mp4?sera q pegava video no carro do senna, sera q foi isso q destraiu ele? #piadamaldosa
mas dos 5 carros ai, eu gostei mais da ferrari de 61