segunda-feira, 25 de maio de 2009

R.I.P., Jay Bennett.

Na noite de sábado para domingo morreu em Chicago o multi-instrumentista Jay Bennett, membro do Wilco entre 1994 e 2001. Morreu de causa ainda não determinada, "em seu sono", aos 45 anos.

No Wilco, Bennett entrou durante a tour de "A.M" (1994) e formou uma prolífica parceria com Jeff Tweedy, contribuindo diretamente nas gravações de "Being There" (1996), "Mermaid Avenue" (1998), "Summerteeth" (1999), "Mermaid Avenue Vol. II" (2000) e, principalmente, "Yankee Hotel Foxtrot" (2002).

Jay Bennett entrou em conflito com Jeff Tweedy - ambos conhecidos pelo perfeccionismo - durante as gravações de "Yankee Hotel Foxtrot" e deixou o Wilco antes da finalização do álbum. Bennett filtrava as maluquices de Tweedy e as deixava mais, ãin, melodiosas. Esse processo esgotou o relacionamento da dupla.

As diferenças artísticas de Bennett e Tweedy são flagradas no documentário de Sam Jones, "I Am Trying to Break Your Heart: A Film About Wilco" e rendem problemas até hoje. No começo do mês, Bennett apresentou uma queixa contra Tweedy reinvindicando os royalties de seu papel no filme.

Depois que deixou o Wilco, Jay Bennett gravou cinco discos solos. O último, Whatever Happened I Apologize, saiu em 2008 e está disponível para download gratuito no site rockproper.com

Rest In Peace, Jay Walter Bennett.

Let's Rock! >>> Jay Bennett - Talk and Talk and Talk

2 comentários:

Marcelo Urânia disse...

li por aí que o Jay fez uma cirurgia no quadril recentemente e estaria com dificuldade na recuperação. mas não saiu ainda o resultado da autópsia. foda.

Marcelo Urânia disse...

Update: Cause of Jay Bennett's death was an accidental overdose of the painkiller fentanyl according to livedaily.com. I hope it brings some closure to ones closest to him.