quinta-feira, 2 de outubro de 2008

1001 Singles: Whiskeytown, 'Bar Lights'.

É a faixa quatorze do álbum Pneumonia, o terceiro e derradeiro disco do Whiskeytown, gravado em 1999 sob tutela da Outpost Records, subdisiária da Geffen, e sucessor do mega clássico Strangers Almanac, discaço que jogou sobre as costas da banda o peso de fazer pelo alt-country o quê o Nirvana fez pelo grunge.


O álbum não foi editado à época por inúmeras desavenças com a gravadora e o desmoronamento da relação entre os membros do grupo. Em paralelo ao colapso da banda, seu fundador, Ryan Adams, lançou-se em carreira solo (em 2000, com Heartbreaker) antes de Pneumonia ser efetivamente lançado, em 2001, já pela Lost Highway Records, uma divisão da gigante Universal.


Bar Lights é um dos picos do disco e uma evidente música de gente bêbada, onde a melodia apurada agrega-se à animação das guitarras e ao belíssimo solo de violino por Caitlin Cary para traduzir com maestria o espírito jocoso que a amargura é tratada na letra: "Well I got five more dollars, drink another/You’ll feel fine/(…) Well I’ve got five more dollars that wont make you mine", numa tradução livre, algo como "bem, tenho mais cinco dólares... beba mais/você se sentirá muito bem/(...) bem, eu poderia ter mais cinco dólares e isso não vai fazer você minha".


Clique aqui, baixe e ouça a música Bar Lights. Ouça outras músicas do álbum Pneumonia, da banda Whiskeytown: "Ballad of Carol Lynn", "Sit and Listen to the Rain", "Reason To Lie" e "Mirror Mirror" (baixe o disco todo aqui).

8 comentários:

giancarlo rufatto disse...

ok, vou lá ouvir. é o disco que mais gosto deles, tem tanta musica boa, uns timbres bonitos e umas letras de partir e colar corações.

Marcelo Urânia disse...

cara, o violino dessa música é uma preciosidade. nem parece violino! hauaha

giancarlo rufatto disse...

pô esse novo layout do teu blog é pra assustar o povão?

Marcelo Urânia disse...

haha q é isso, po. tirei até a caruda pra imagem ficar mais light. :D

giancarlo rufatto disse...

povão gosta é de preto e branco, cara.

guii disse...

massa errou e muito naquela curva com o hamilton, aih recuperou quando jogou o carro em cima dele... sai e muito na vantagem apesar d estar 6 pontos atras 2 corridas....

abraços

André Ramiro disse...

to baixandooooooo....

Marcelo Urânia disse...

escrevi JOCOSO, moçada.