quinta-feira, 10 de julho de 2008

Trilogia das Sacolas, parte 2: a tangerina

Desde 1904, o Bar Stuart está ali vendendo bagos de boi. Desde não-sei-quando, a sede do HSBC Bamerindus também está ali colocando as criancinhas pra cantar nas janelas. Existe (existia?) um relógio gigante que eu nunca vi, aquele que marca implacável seis horas em ponto. Há um belo e famoso chafariz. É um dos pontos turísticos mais famosos da cidade. Mas eu nunca liguei para a... PRAÇA OSÓRIO.

Porém, há duas semanas, resolvi almoçar na feirinha da Praça Osório com a Bianca e o Fernando antes de comemorarmos os 50 anos da Copa de 1958 para ver o filho do Garrincha.


Saboreamos uns sushis e faturamos o prato mineiro, conglomerado alimentício formado por arroz, pernil, feijão, cheiro-verde (pum do hulk), farofa e mais um pouco de pernil. Bom para caraleo! Engoli uma coca-cola pra dar uma balanceada no estômago e, quando olhei de lado, lá estava ela toda formosa... a carroça de tangerina!


Sou absolutamente fascinado por tangerina, bergamota, mexirica, mimosa, poncã ou qualquer outro nome que sua região dê pras primas da laranja. Quando avistei aquela carroça, decidi que compraria vinte quilos e morreria vomitando gomos alaranjados. E a plaquetinha informava um abusivo preço de R$1,00 por kilo!


Minha mente foi longe. Enlouqueci, estriquinado de desejo. Lembrei da chácara em Urânia, onde passei milhões de horas da minha adolescência empoleirado no pé de tangerina. Descia só pra aliviar a bexiga e subia de novo. E tenho certeza que essa minha experiência na Chácara Sossego foi essencial para meu estômago sobreviver aos 2,5 kg de tangerinas entre sábado e segunda.


Let’s Rock! >>> Dave Matthews - Tangerine

12 comentários:

Caroline disse...

estou esperando ansiosamente pela parte 3.

caroline disse...

caralho, o troço aqui ja sabia meu nome! que medow

Túlio disse...

essa sacolina da mixirica sempre está na Osório no inverno... é totalmente clássico e sem inflação!

Marcelo Urânia disse...

foi o q pensei qdo achei essas fotos na net. são fotos de 2007. o q me faz pensar q voltarei todo inverno pra encher o bucho de tangerina! \o/

André Ramiro disse...

cara, você tem que ir pra Doutor Ulysses. hahaha. Terra das mimosas véio. Por onde você anda tem pé carregado, impressionante.

Paty Selune disse...

hahahahahaha na chacara sossega está em época de tangerinaaaaa eu to também me deliciando x) amooooo

giancarlo rufatto disse...

ninguem nunca reparou num relogio velho, quadrado, na fachada de predio antigo (1900 por ai) do lado da pernambucanas da tiradentes?

espantosamente funciona até hoje e pontualmente.

André Ramiro disse...

deu sorte no jogo cara, agora você não pode mais parar de ir. virou coxa magrão!
ahahaha

asciugamano e asciugacapelli disse...

é pq é um relogio de sol.

(o na frente da tiradentes, ao lado da pernambucanas.. )

juju disse...

mas q bosta.. saiu o nosso blog ai!! hauahauhaua

Bianca disse...

Dá-lhe tangerina, hahaha.

Beijo!

Solin disse...

Olá, td bem?
vi teu blog no blog de Paty Selune.

esse teu blog é daqueles q a gente vira a madrugada lendo, sem perceber. hehehe

sobre as mexiricas, se fossem Jambos, eu até te pediria um.

: )