terça-feira, 1 de abril de 2008

1001 Singles: Joy Division, 'Transmission'

A faixa 'Transmission' é uma das primeiras gravações da banda liderada pelo mártir Ian Curtis. Tanto que foi regravada para ser lançada como single. Este lançamento rendeu a primeira e única apresentação na TV, em setembro de 1979. Via BBC - para todo país -, o Joy Division fez uma das mais elogiadas performances televisivas do rock.


Mas a verdade é que eu nunca gostei de Joy Division além de 'Love Will Tear Us Apart'. Até assistir 'Control', o filme que reconta Ian Curtis.


A cena mais impressionante das duas horas do filme, acontece durante a apresentação na BBC, onde ‘Transmission’ é tocada ao vivo pelo elenco do filme. O personagem principal - interpretado sumptuosamente por Sam Riley -, mesmo atordoado com os problemas conjugais, eplepsia, drogas e o crescimento profissional da banda, entrega-se de maneira aterrecedora à música. O som é majestoso, mas nada de distorções e reverberações pós-punk. O vocal é rasgado no refrão, o baixolão grave toma à frente e a dupla guitarra-bateria funciona de forma crua. 'Transmission', na trilha sonora de 'Control', é punk. Impossível ficar inerte!


O vídeo da BBC transposto no filme, tornou-me um apaixonado por 'Transmission', do Joy Division. E quando tocar essa música nas baladas, vou dançar pra caraleo balançando os braços igual ao Ian Curtis!


Dance! Dance! Dance! Dance! Dance to the radio!

4 comentários:

André Ramiro disse...

porra, preciso assistir isso...onde onde onde?

Anônimo disse...

Cara to louco para assistir ao filme, exatamente por causa desta performance de Transmission na BBC...é sensacional.
Como você assisitu? Sabe se tem o DVD para vender em algum lugar?

Sandro

Marcelo Urânia disse...

Sandro, não tinha visto seu comentário ainda. Mas, cara, eu baixei o filme via torrent. Bem fácil de achar! É só digitar no google e ser feliz. (:

Anônimo disse...

Só algumas observações:
A primeira apresentação do Joy Division na televisão foi no programa de Tony Wilson e eles tocaram "Shadowplay" ao invés de "Transmission" conforme foi retratado no filme.
O J.D. só tocou "Transmission" na terceira (se não me engano) apresentação na TV. Tocaram essa e "She´s Lost Control".

Italo
italogcc@bol.com.br