segunda-feira, 3 de março de 2008

O Patriota

Na quinta-feira passada, cheguei do futebol e liguei a TV, mania de quem paga uma taxa fixa pela energia elétrica. Besteira pior não teria feito. Dois minutos depois, tinha certeza que não conseguiria ir pro banho antes do fim de O Patriota. Todo mundo já viu esse filme. É aquele sobre a guerra civil americana, estrelado por Mel Gibson e com o finado Heath Ledger no elenco. A história é total demagogia yankee, mas é inegável o poder de um bom filme de guerra. E eu sempre gostei muito de filmes em que a honra é colocada à prova.


Em uma das principais cenas, Gabriel Martin (Ledger) recebe ordens de seu pai, Benjamin Martin (Gibson), empossado como Coronel devido sua brilhante atuação em uma batalha antiga, para recrutar colonos nos vilarejos próximos. O sonhador Gabriel chega à uma igreja onde TODOS os moradores se escondem do exército britânico para convencê-los a lutar junto dos rebeldes. Numa primeira tentativa, só convence uma moça que, consternada, inicia um discurso inflamado que enobrece os homens e os faz encarar o desafio pela própria liberdade, pela própria honra. Até o Reverendo foi para o combate e, de rifle nas mãos, soltou a pérola: Todo pastor deve proteger seu rebanho. E, às vezes, espantar os lobos.

Sublime, até chorei. E quase fui junto pra guerra! haha Sério, me emociono com a força e a luta por honra e ideais nem sempre alcançáveis. Diante da emoção de um filme desse náipe, tenho certeza que, se vivesse à época, honraria meu país, minha terra e, principalmente, minha família numa BATALHA.

Let´s Rock! >>> Neil Young - Living With War

4 comentários:

juju disse...

eu nunca iria deixar vc ir para a guerra.

guerras são uma merda.. e eu odeio filmes de honra;)

por isso q eu não gosto de tropa de elite....aquele bando de retardado comendo bosta, achando tudo muito digno.. vá cagar policia de merda.

tá pronto.. minha pequena revolta.

te amo nene.

;****

Marcelo Urânia disse...

monguinha, guerras são uma merda, claro. mas antigamente era mais digno, hj é só politicagem. tô fora, fique tranquila.

quanto à tropa de elite, se agindo com aquela brutalidade toda, nada se resolve e tudo é uma merda, imagine se fosse na base do 'por favor, com licença, vou te prender pq traficar é proibido'. haha

amo.

:*

juju disse...

seria lindo.

hauhauahau

rkjazz disse...

massa essa parada ae! aceitam pilotos "veteranos", hehehehehe. abraço.