quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

1001 Discos!

Acabou de chegar minha última aquisição. Na hora da compra, imaginei que teria 1001 dias para ler, um disco por dia. Porém, sentei no trono e já li uns oito. Agora só faltam 993!

A bíblia tem 960 páginas, muitas belas imagens e pesa uns 2Kg. Os discos são dispostos em ordem cronológica. Um clássico atrás do outro! Lindjo! Dá vontade de correr pro Emule a cada folheada.

O Sid Vicious na capa evidencia que o livro possui veia rock, mas não dá pra passar incólume aos ícones da música mundial. De 1955 até 2007, cabe as diferenças de Miles Davis, Dusty Springfield, Stooges, Phil Spector, Kraftwerk, Bob Marley, Iron Maiden, Tom Waits, Public Enemy, Radiohead e até mpb! Vários artistas brasileiros são citados: Tom Jobim, Caetano, Mutantes, Jorge Ben, Elis e Sepultura, entre outros.

Cada álbum citado é contextualizado historicamente e os comentários sobre as músicas são acompanhados de curiosidades sobre as gravações, os bastidores ou a vida dos artistas. E
u diria que é apenas obrigatório para o amante da música.

Let´s Rock! >>> R.E.M - Orange Crush (Green, 1988 - está no livro, claro.)

5 comentários:

Marcelo Urânia disse...

a verdade é q senti falta do 'tomorrow the green grass' dos jayhawks!

Fernando Souza disse...

muito bom! ganhei da sogra de aniversário! \o/

Túlio disse...

tem FEIST E THE NATIONAL?

Marcelo Urânia disse...

cara, no link abaixo tem a relação de todos os álbuns do livro. e eu não achei feist ou broken social scene, nem national. de qualquer forma, vou tirar a prova lá em casa e depois te falo. ó o link aí: http://www.rocklistmusic.co.uk/steveparker/1001albums.htm

giancarlo rufatto disse...

eu li a versão em portugues de portugal, é bem mais divertida...

o melhor é a resenha do grace de jeff buckley.

"grace é uma ode a total incapacidade do homem para com o amor" (mais ou menos isso)