segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Palestra à Europa.

O técnico Vanderlei Luxemburgo tem armado a equipe do Palmeiras neste início de Campeonato Paulista com três atacantes - Willian, Alex Matador Mineiro e Luiz Henrique -, seguindo uma tendência européia de esquema tático.

Por enquanto, não funcionou, é verdade, pois depender de Willian e Luiz Henrique nos flancos é teste pra cardíaco, amigos. Para surtir efeito, é necessário que um dos pontas tenha características de armação (como a tríade Tevez, Rooney e Cristiano Ronaldo, no Manchester United, onde este último pode jogar como meia-armador).


Percebemos então que Luxemburgo prepara o time para a chegada das novas contratações. Com Diego Souza e Lenny liberados para jogar, a equipe pode finalmente deslanchar. A tendência é Lenny no lugar de Willian, pela esquerda, e Diego Souza no lugar de Luiz Henrique, alternado com El Mago Valdívia a função de ponta-direita.

Além da linha de zagueiros (Granja, Gustavo, Dininho e Leandro), ficaríamos com Pierre e Martinez na marcação, como volantes, e o Diego Souza no meio. Um 4-3-3 vigoroso, com muita qualidade no meio. A grande vantagem dessa equipe é a possibilidade de alternar o esquema tático sem substituir jogadores.

Diego Souza pode tornar-se um terceiro volante pela direita, formando um losango com Martinez pela esquerda e Valdívia armando. Lenny e Alex Matador Mineiro formariam dupla de ataque, enquanto Granja e Leandro (ou Valmir) apoiariam com mais frequência. Um legítimo 4-4-2.

É possível jogar até com um 3-5-2, recuando um pouco o Pierre e liberando ainda mais o Granja e o Leandro (Valmir). Martinez e Diego Souza como volantes. Valdívia na armação. Porém, como o Luxa não gosta de três jogadores na defesa, vejo como pouco provável.

Enfim, o Palmeiras terá um time titular fortíssimo em breve, para padrões brasileiros. E com a possibilidade de mudar o esquema tático conforme o adversário ou de acordo com a proposta de jogo. Agora é questão de arrumar um pouco mais o banco de reservas. E aí gritaremos é campeão!


FORZA, PALESTRA!


Let´s Rock! Ian Brown - Illegal Attacks

Um comentário:

Túlio disse...

falou um palmeirense otimista!
oremos!