quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Como Fazer Seu Filho Gostar de Ler

É evidente que o sucesso profissional está diretamente relacionado à leitura. Se você não reconhece isso ou discorda, morra. A humanidade agradece.

É só manter-se saudável que a equação para o sucesso/felicidade/bem estar é uma moleza: leitura + trabalho.

Porém, o hábito da leitura deve ser criado desde a infância. Com vinte anos ninguém começa a ler jornais, revistas e livros.

Lição número um:
Mesmo antes de seu filho ser alfabetizado, é importante que o rebento tenha contato com livros. Os mais indicados são aqueles que possuem apenas desenhos, de preferência fábulas. As crianças são atraídas pelas histórias com animais. Cria-se a idéia da interpretação para que os desenhos formem uma história.

Caso o pimpolho apenas babe nas folhas e rasgue os livros, tudo bem. Faz parte do processo de aprendizado e logo a criança descobrirá algo mais interessante para fazer com as folhas.

Lição número dois:
No início da alfabetização, é fundamental criar o hábito da leitura. O recomendado é fornecer livros com muitas ilustrações e poucas letras. E ir aumentando o número de palavras aos poucos.

Lição número três:
Histórias em quadrinhos é a base de qualquer criança feliz. É normal que a criança pegue birra de livros quando começar a estudar ciências sociais e biológicas. É ótimo que seu pré-adolescente tenha momentos de lazer deitado no sofá lendo hq´s.

Lição número quatro:
É importante fazer amigos, isso você sabe, mas não apenas para desenvolver o lado social da criança, o grande lance da amizade é criar vínculos afetivos além das pessoas.

O contato inter-pessoal estimula o descobrimento de atividades extras como o esporte, a música, o sexo ou as borboletas albinas da era paleozóica. E tudo isso incita à leitura, atrai o interesse.

Para exemplificar: se seu filho começa a gostar de futebol e torce pelo Palmeiras é normal que folheie o jornal atrás de informaçõe sobre o Palmeiras. Isso ativa a leitura e pode provocar o interesse por qualquer outro assunto que esteja no jornal.

Lição número cinco:
Com a cultura adquirida na leitura, seu filho/filha será muita mais interessante ao olhar de parceiros em potencial. O quê criará um ciclo agradabilíssimo:

Quanto mais leitura > mais cultura > melhor nota na escola > maior auto-estima > vai pegar mais mulher/homem > maior facilidade para arrumar emprego > mais dinheiro > melhor qualidade vida.

(texto originalmente publicado no Estranho Caminho 1.0, em fevereiro de 2007)

Let´s Rock! >>> Brendan Benson - Feel Like Myself

Nenhum comentário: