quinta-feira, 29 de novembro de 2007

História do Brasil, o título mundial do Palmeiras e a Pirassununga 51

Todos devem saber que falta pouco para a FIFA oficializar o Palmeiras como campeão mundial de 1951, inclusive o Jornal Nacional já anunciou como se Joseph Blatter e Cia Ltda já tivessem dado o veredicto final.

De qualquer modo, o resgate do orgulho brasileiro perdido na Copa do Mundo de 1950 e a comoção geral do mundo futebolístico perante a Copa Rio/Mundial Interclubes são fatos. Basta ler, ouvir ou assistir qualquer relato jornalístico e você saberá que o Palmeiras é campeão mundial de futebol.

O quê pouca gente conhece é a íntima relação entre o Palmeiras e a cachaça. Eis, então, um pouquinho de história.

Por ocasião da conquista do Mundial de 51, os Irmãos Piccolo, de Santa Cruz das Palmeiras, interior de São Paulo, lançaram uma aguardente especial com o nome Palmeiras 51. Os Piccolo não produziam a caninha, mas compravam dos alambiques da região. O negócio deles era comprar no atacado e revender no varejo.

Neste caso, eles pegaram a aguardente dos melhores alambiques de Pirassununga (cidade vizinha de Santa Cruz das Palmeiras) e passaram a vender com a marca de Caninha Super Especial, que tornou-se um grande sucesso.

Em 1959, a engarrafadora dos Irmãos Piccolo acabou sendo comprada por Guilherme Muller Filho, que junto com alguns sócios fundou a Muller Franco Cia Ltda. A Muller mudou gradativamente o rótulo, transformando-a apenas em 51, e passou a revender a caninha em garrafas de vidro de 1 litro, uma novidade para a época. O resto é história e você conhece bem.

Hoje, a Cia Müller de Bebidas detém 50% do mercado paulista e um terço do mercado nacional graças a Cachaça Palmeiras 51 (ops!), graças a Pirassununga 51... que vende no mundo todo mais que a Vodka Smirnoff e o uísque Johnnie Walker (ranking mantido pela Revista Drinks International, da Inglaterra).

Texto original de Luciano Pasqualini, da Academia de História da Sociedade Esportiva Palmeiras, adaptado para este espaço.

Let´s Rock! >>> Vanguart - Cachaça

3 comentários:

juju disse...

nhai q blog bonitoooo

Jomar disse...

Uma cachaça de palmeirenses? Hmm... será que é boa? heheheh

Anônimo disse...

ate na cachaqça, o verdao e o melhor